domingo, 10 de fevereiro de 2008

Luísa de Aguiar Todi



Luísa de Aguiar Todi
RIBEIRO, Mário de Sampayo

Lisboa, Revista «Ocidente», 1943
91 pgs., 8 gravuras

A obra:
Pequena biografia de Luísa Todi, onde o autor reuniu o resultado da investigação que tinha desenvolvido até à data acerca da vida da cantora setubalense.
Merecem especial relevo as notas e as ilustrações.

Do prefácio do autor:
«Há bons dez anos que, teimosamente e mau grado todas as dificuldades surgidas em matéria de relações internacionais, amontoo dados e achegas para um estudo biográfico de Luísa de Aguiar Todi, bem como da sua carreira artística, mas estudada no ambiente setecentista em que decorreu.
Muito é o que tenho conseguido reunir e – creio-o bem – outro qualquer já teria publicado dezenas de escritos sobre a personalidade da cantora se se encontrasse nas minhas circunstâncias. Não o fiz, porém, e não o fiz porque desejava desobrigar-me de uma só vez de compromisso tomado comigo próprio.
Mas, é bem certo: o homem propõe e Deus dispõe… E não há contrariedade que não tenha surgido, nem compilação que não tenha quase impossibilitado as buscas e investigações no estrangeiro desde 1936 – primeiro a guerra de Espanha, depois o conflito actual.
Porque não tenho a vida na mão, resolvo-me a dar a público uma parcela do que tenho logrado apurar – a que julgo bastante para completar ou para rectificar o que outros escreveram até agora.
A matéria do presente volumezinho é apenas a conferência que, a convite do grupo «Amigos de Lisboa», fiz na Alameda de S. Pedro de Alcântara, na tarde de 24 de Julho último, enriquecida com notas e ilustrações.
O teor da conferência é a refundição parcial de outra, realizada em 1934; não tem novidade de maior.
Outro tanto não se dá com as notas e ilustrações, muitas das quais – espero-o – serão desconhecidas e, por isso mesmo, saboreadas e apreciadas por quantos se prezam de querer saber dos valores da terra.
Muito mais poderia dizer se se não tratasse apenas de anotações a uma conferência, que suscitou interesse, apesar de não ser novidade. O que digo ou o que mostro, porém, antolha-se-me suficiente para um mais exacto conhecimento da vida e dos méritos da Todi.

Vale.
Lx.ª – MCMXLII – 1/IX
Mário de Sampayo Ribeiro»

O autor:
Mário de Sampayo Ribeiro (Lisboa, 4 de Dezembro de 1898 - 1966)
Sobre o autor pode ler:
(i) http://www.caum.pt/reportorio/info_compositor.php?id=215
(ii)
http://lusitana.org/il_fcq_os_ultimos_mestres.htm

Sem comentários: